IRM. DA STA. CASA DE MIS. DE VINHEDO

A Santa Casa de Vinhedo é uma instituição particular, filantrópica e sem fins lucrativos, porém, deve visar por todos os meios disponíveis o superávit, para que, permanentemente possa melhor atender os seus pacientes e projetar melhorias para o futuro.

O hospital filantrópico é a única instituição de saúde que tem a flexibilidade em atender todos os usuários dos serviços hospitalares, sendo eles: pacientes do SUS (referenciados pela Secretaria de Saúde de cada município), que é o gestor do SUS no município, particulares, Planos de Saúde, Operadoras de Saúde, entre outros.

No entanto, à partir da Constituição de 1988 a responsabilidade de financiamento do SUS passou a ser das três instâncias de governo – Federal, Estadual e Municipal – sendo o município o Gestor Pleno do SUS. À partir de então, os hospitais filantrópicos segundo a lei do SUS – Lei 8080 – têm preferência na contratação dos serviços de saúde pelo Gestor do SUS.