Pode ser destinado da doação do imposto de renda 2022 até 6% dos impostos, sendo 3% para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos fundos do Idoso
Os contribuintes na modalidade pessoa física podem destinar até 6% à doação do imposto de renda 2022 do que pagarão à Receita Federal para organizações. O prazo para realizar a ação termina em abril de 2022.
Ao realizar a declaração, é possível fazer a doação de parte do imposto para fundos sociais espalhados por todo o país, que destinam recursos para organizações espalhadas por todo o país. Parte deles são controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais do Idoso e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Saiba como destinar recurso para organizações; entenda
Por meio da doação do imposto de renda 2022 pode ser destinado até 6% dos seus impostos, sendo 3% para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos fundos do Idoso. Ao realizar a declaração do IR no sistema da Receita Federal, o contribuinte pode seguir alguns passos até finalizar a doação. Veja:
- Preencher ficha de “Doações Diretamente na Declaração”
- Escolher o modelo completo da declaração
- Sistema emitirá Darf a ser pago até o prazo da declaração
No preenchimento da ficha de “Doações Diretamente na Declaração”, o cidadão deve informar a quantia a ser destinada e o tipo de fundo escolhido. Há a possibilidade de escolher para qual fundo será destinada a doação, podendo ser na esfera de atuação nacional, estadual ou municipal.
Logo após, o contribuinte deve escolher o modelo completo da declaração e esperar o sistema emitir o Darf (Documento de Arrecadação da Receita Federal), que deve ser pago sem parcelamento até o último dia de entrega da declaração.
De acordo com informações da Receita Federal, todos os documentos referentes à declaração de impostos de renda e comprovantes de Darf precisam ser arquivados pelo prazo de cinco anos.
Não optou pela escolha da organização? Veja como recurso é destinado
No caso da doação para os fundos sem informar a escolha para uma organização específica, o valor arrecadado chega às instituições por meio de editais para submissão de projetos a serem financiados pelo fundo.
Anteriormente, a Receita realizava ações de abordagem a pessoas nas ruas no intuito de garantir que esse tipo de recurso chegasse até as instituições, o que representava o percentual de 85% das doações. Com a pandemia e o distanciamento social e as medidas de proteção contra o vírus, esse tipo de ações deixaram de acontecer.