FUND. STA. CASA DE MIS. DE FRANCA

Poucas entidades ou empresas ultrapassam cem anos de existência. Um número menor ainda alcança o centenário com a vitalidade, o desempenho e a energia com que a Santa Casa de Franca chegou aos seus 121 anos de serviços prestados à saúde da população da cidade de Franca e região.
Tudo começou com um grupo de francanos beneméritos que, em 1897, criou a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca para acolher e tratar a saúde dos mais necessitados, tendo como um dos seus principais pilares o exercício da filantropia.
Durante muitos anos, a Santa Casa de Franca foi a única instituição que cuidou da saúde da população. Mesmo enfrentando grandes crises financeiras, ela continuou prestando atendimento, crescendo, desenvolvendo-se e proporcionando melhoria na qualidade de vida dos seus pacientes.
Hoje, centenária, a Santa Casa de Franca tornou-se um complexo hospitalar de referência regional, composto por três unidades (Santa Casa, Hospital do Câncer e Hospital do Coração) que atendem com vigor uma população de aproximadamente 700 mil pessoas, além de ser uma OSS – Organização Social de Saúde – que administra o AME Franca – Ambulatório Médico de Especialidades.

Constantes investimentos em gestão, programas de qualidade, equipamentos e manutenção, melhorias no ambiente físico e no atendimento e em ensino e pesquisa, qualificaram a instituição a ser reconhecida como Hospital de Ensino; por consequência deste título, a administração, que mantém parcerias saudáveis com o Município, o Estado, Governo Federal e com as instituições de ensino locais, mantendo dois Ambulatórios-Escola em parceria com o Centro Universitário Municipal (Uni-FACEF) e com a Unifran (Universidade de Franca) para os estudantes dos cursos de Medicina e demais cursos voltados à formação de profissionais de saúde.

Estas ações têm direcionado o Complexo Hospitalar cada vez mais próximo ao seu principal objetivo: alcançar plena excelência em atendimento público em saúde – somando-se a isto o bom relacionamento com as esferas de governo, que proporciona de maneira ímpar um melhor equilíbrio administrativo e financeiro da Santa Casa de Franca.