IRM. DA STA. CASA DE MIS. DE SÃO CARLOS

A Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Carlos é a mais antiga instituição assistencial, beneficente e hospitalar em funcionamento na cidade de São Carlos. Fundada em 12 de abril de 1891 o hospital tornou-se em mais de um século em atividade, referência em atendimento à Saúde para uma população estimada em 390 mil habitantes de cinco cidades que compões a microrregião de São Carlos composta por Dourado, Ibaté, Ribeirão Bonito, Descalvado e Porto Ferreira.

Com foco na filantropia, a instituição regra-se pelo atendimento igualitários sem distinção entre pacientes de convênio, particular ou oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). A Santa Casa faz parte da rede Hospital Estruturante, instituído pelo governo do Estado de São Paulo, que referencia o atendimentos de alta complexidade na região. A classificação indica que a Santa Casa responda por metade dos atendimentos realizados aos pacientes do SUS regionalmente. Estatisticamente, o hospital, em São Carlos, atende 60% e os 40% são distribuídos entre convênios e particulares.

Em 2014 a Santa Casa realizou aproximadamente 710 mil atendimentos. Aproximadamente, 10% a mais que 2013, o que remete ao crescimento do atendimento regionalizado, como determina o programa Santa Casa Sustentável, do governo estadual.

A Santa Casa é composta por 322 leitos, dez leitos na Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), dez leitos na Unidade de Tratamento Coronário (UCO). As Unidades de Tratamento Intensivo Infantil e Neonatal são compostas por 13 leitos, sendo seis da neonatal e 7 da infantil.