IRM. DE MIS. DE CAMPINAS

A Irmandade de Misericórdia de Campinas surgiu a partir do idealismo do Cônego Joaquim José Vieira, que sonhava com a fundação de um Hospital que atendesse às camadas mais pobres da população de  Campinas e região. Após uma forte campanha de doações junto aos mais ricos, campanha esta que juntava tanto doações materiais quanto em horas de trabalho dos escravos, era fundado em 1871 o Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Em agosto de 1860, o jovem sacerdote padre Joaquim José Vieira, natural de Itapetininga-SP, foi nomeado vigário (pároco) de Campinas. Nessa época, a cidade contava apenas com a paróquia de Nossa Senhora da Conceição. O padre Vieira, com apenas 24 anos de idade, vinha substituir o padre Antônio Cândido de Mello. Devido à sua estatura franzina, o povo chamava o padre Vieira de “Vigarinho”.